segunda-feira, 8 de junho de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 8 DE JUNHO DE 2015

E se Sócrates recusar a prisão em casa “em nome do bem comum”?‏

E se Sócrates recusar a prisão em casa “em nome do bem comum”?

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
publicidade
Publicidade
277
08 JUN 2015
Bernardo Ferrão
POR BERNARDO FERRÃO
Editor
 
E se Sócrates recusar a prisão em casa “em nome do bem comum”?
“Quiseram-me preso? Agora apresentem-me as provas. Estou preso e continuarei. Não me venham passar a mão pelo lombo para que o juiz possa corrigir, junto da opinião pública, os erros grosseiros que cometeu.” Esta não é uma citação de José Sócrates. Mas é o seu pensamento nas palavras de um amigo chegado. No dia em que se saberá se Sócrates aceita ou não a pulseira eletrónica, o Expresso Diário antecipa as razões que o ex-primeiro-ministro poderá invocar e as opções que ojuiz Carlos Alexandre tem pela frente.

Sobre este assunto leia ainda as opiniões de Pedro Santos Guerreiro, Nicolau Santos e Henrique Monteiro

No futebol, Rui Vitória é nesta altura o mais desejado e o mais provável novo treinador do Benfica. O Paulo Paixão leu “A Arte da Guerra – Para treinadores”, escrito por Rui Vitória, e relata em detalhe qual o pensamento (futebolisticamente falando) do homem que até agora esteve aos comandos do Guimarães.

Deixe-me ainda recomendar-lhe o artigo sobre o BPP.É que depois da absolvição de João Rendeiro há mais processos a caminho. Saiba quais e que suspeitas estão em causa.

Até amanhã
LER O EXPRESSO DIÁRIO
E se Sócrates recusar a prisão em casa com pulseira eletrónica?
JUSTIÇA Decisão do juiz é conhecida terça-feira. Amigo chegado do ex-PM admite que Sócrates recuse a pulseira eletrónica
BPP
Rendeiro foi absolvido... Mas há mais processos a caminho
JUSTIÇA Há processos na CMVM, no Tribunal de Comércio, no Banco de Portugal e ainda suspeitas de crimes de falsificação de documentos, branqueamento e criação de veículos financeiros fictícios
A arte da guerra no futebol, segundo o general Vitória
A arte da guerra no futebol, segundo o general Vitória
Pedro Santos Guerreiro
Sócrates: um mártir alimenta-se de martírio
 
Nicolau Santos
Sócrates: quase 200 dias depois
 
Henrique Monteiro
Um advogado achincalhante e provocatório (a “anilha” de Sócrates)
 
75 ANOS DE VIDA
O Portugal dos Pequenitos está a crescer
VENEZUELA
Felipe González em Caracas: chegou, viu e incomodou
DEFESA
Portugal vai comandar força da NATO no Mar Negro
CULTURA
Encontrar o mundo num apartamento
TECNOLOGIA
A Netflix não terá vida fácil em Portugal. Saiba porquê


====================

ANTÓNIO FONSECA

OBSERVADOR - HORA DE FECHO - 8 DE JUNHO DE 2015

Hora de Fecho: Pulseira eletrónica. Mais certezas do que dúvidas‏

Hora de Fecho: Pulseira eletrónica. Mais certezas do que dúvidas

 
 
17:06
 
 Grupos
Para: antoniofonseca40@sapo.pt



Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CASO SÓCRATES 
Sócrates vai ter de dizer pessoalmente ao juiz Carlos Alexandre, se aceita ir para casa com pulseira eletrónica. O juiz pode optar por mantê-lo na prisão. As certezas e as dúvidas que ainda restam.
CASO SÓCRATES 
Costa quer "despoluir" debate político de casos de justiça, como o de Sócrates. Elogiando independência das magistraturas, diz que compete à defesa do socialista apresentar "versão da história".
LEGISLATIVAS 2015 
Líder do PS recusa críticas de despesismo e diz que aprendeu com "erros" do passado. Próximo 1 de dezembro vai ser comemorado como dia feriado, promete.
PÓS-TROIKA 
Banco central mantém previsões da economia, mesmo com reversão de parte das medidas que está prevista pelo Governo no Programa de Estabilidade apresentado em abril.
FUTURO DA GRÉCIA 
Porta-voz do Governo recusa extensão do programa e reitera recusa da proposta dos credores. Europa diz que ainda não recebeu contra-proposta.
FUTURO DA GRÉCIA 
Membros dos partidos que integram a coligação que está no poder em Berlim estão a manifestar-se contra um acordo com a Grécia e fazem críticas duras a Atenas.
EMPREENDEDORISMO 
Fundador Carlos Silva diz que o tenista já investe de forma anónima na plataforma de 'crowdfunding' há cerca de um ano. Além de investidor, é consultor estratégico na área de saúde e 'wearables'.
NOS PRIMAVERA SOUND 2015 
50 bandas distribuídas por 4 palcos ao longo de 3 dias. O Primavera Sound é uma paragem obrigatória no roteiro dos festivais de verão. Está aberta a temporada.
ESTADOS UNIDOS 
Um polícia branco intimidou com uma pistola um grupo de adolescentes negros, numa festa de piscina. O agente maltratou uma rapariga de 14 anos, atirando-a para o chão e ajoelhando-se nas suas costas.
BENS DE CONSUMO 
O vinagre serve para mais do que temperar a comida. E, à falta de whisky, os venezuelanos viraram-se para outra bebida. Há alternativas criativas para fazer face à escassez. Mas algumas são perigosas. 
Opinião

Filipe Simões de Almeida
A reforma do Estado só pode começar quando acabar a pedinchice ao Estado.

Alexandre Homem Cristo
A prisão domiciliária de Sócrates não é uma boa notícia para o PS e deve ter tirado o sono a Costa, a quem interessava que este permanecess e esquecido em Évora, longe dos holofotes e dos microfones.

Helena Matos
No mundo do adepto como no das paixões de outrora tudo é rápido, imediato, irreversível. Daqui decorre que o adepto seja também aquilo que, há umas décadas, se designava como passível de ser encornado

Lucy Pepper
Não me incomoda nada que haja homens que queiram ser mulheres, nem que a sua ideia do que é ser mulher seja a Jessica Rabbit. Mas gostaria que admitissem que não sabem o que é ser mulher.

David Dinis =9
A convenção mostrou que Costa ganhou uma batalha: convenceu a ala esquerda e a do centro que é possível ter uma alternativa sem ruturas. Agora é preciso convencer o país, o que é mais difícil.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
======================
ANTÓNIO FONSECA

OBSERVADOR - 360º - 8 DE JUNHO DE 2015

360º - Sócrates: O que é isso da pulseira electrónica?‏

360º - Sócrates: O que é isso da pulseira electrónica?

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com



360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

Subiram de tom as críticas alemãs ao Governo grego, alargadas agora ao mais tolerante SPD, parceiro de governo de Angela Merkel. “A Europa já esgotou as possibilidades” de oferecer compromissos, disse Sigmar Gabriel, depois de Jean-Claude Juncker ter acusado Tsipras de mentir aos seus deputadose de Varoufakis ter ameaçado recusar a proposta dos credores. Sim, tudo isto nas últimas 24 horas.
O partido do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, perdeu a maioria absoluta que detinha no parlamento há 13 anos. O AKP ficou em primeiro lugar, elegendo só 267 do total de 550 deputados do parlamento, o que o obriga a formar governo de coligação. O partido pró-curdo conseguiu ultrapassar os 10% de votos necessários para entrar na Assembleia Nacional pela primeira vez.
O presidente do Comité de Auditoria da FIFA admitiu, pela primeira vez, que os mundiais de 2018 e 2022 podem ser retirados à Rússia e Qatar, caso se prove corrupção na respetiva atribuição das competições. Para já, os últimos dados são sobre os mundiais já realizados: a Alemanha terá enviado rockets para a Arábia Saudita em troca do voto daquele país na escolha do organizador do Mundial de 2006; e foi revelada uma carta que mostra o pagamento da África do Sul à FIFA.

Quem brilhou esta noite foi a atriz Hellen Mirren: Depois de em 2007 ter vencido o Óscar pelo filme "A Rainha", a atriz venceu agora o Tony Award de melhor atriz por mais uma interpretação de Sua Majestade. Aqui estão os vencedores dos Tony Awards - e a sempre magnífica passadeira vermelha.

Informação importanteJosé Sócrates irá para casa? A decisão do Ministério Público de colocar o ex-primeiro em prisão domiciliária rebentou com estrondo assim que terminava a Convenção do PS, mas o seu polémico advogado continua a dizer que esta é apenas uma "tentativa de o achincalhar", "uma humilhação", como hoje diz ao jornal i.
A Filomena Martins já aqui explicou a argumentação dos investigadores para a nova medida de coação, mas também o que significa na prática esta outra prisão de Sócrates.
Esta manhã, o DN explica os últimos passos da investigação, que passam por Vale do Lobo e uma alteração ao PDM que eles acreditam ter mão de Sócrates. 
Já o Alexandre Homem Cristo, nosso colunista, tenta perspetivar as consequências políticas deste novo capítulo da Operação Marquês. 

Da dita Convenção do PS, vale a pena reter a aposta das apostas de António Costa: mais emprego; assim como a união quase absoluta das alas esquerda e centrista do PS em torno de um programa que só ouviu uma crítica e teve um só voto contra. 
Aqui no Observador, deixámos-lhe um Fact Check que se impunha, revendo essa polémica proposta de descer a TSU - com um "inconclusivo" a selar a matéria. E eu fechei a reunião com esta crónica: "A Bíblia de Centeno chegou para o PS. Falta o resto".

Do lado do Governo, as críticas mais fortes ficaram entregues a Paulo Portas, enquanto Maria Luís Albuquerque anunciava mais um pagamento antecipado ao FMI.
Hoje, numa entrevista ao Económico Nuno Crato diz que várias propostas do programa socialista replicam medidas desta maioria. Explicando depois que está a antecipar a colocação de professores para não repetir os erros do último ano escolar, quetiveram custos políticos muito altos, reconhece o ministro.

Para hoje está anunciada uma novidade sob forma de app: chama-se Mapa do Cidadão e promete informação sobre serviços do Estado, onde são, quanto custam, que documentos exigem - e permitindo gerir em tempo real as filas nas Lojas do Cidadão, dizem o Negócios e o JN.

Menos simpático é o problema identificado pelo DN no MAI: as cedências da ministra Anabela Rodrigues aos sindicatos da PSP - aparentemente sem ouvir a direção nacional - podem levar a demissões. Também no INEM, há tensão com os sindicatos e problemas com as ambulâncias. Red alert?

Na Justiça, Paula Teixeira da Cruz está a ser acusada de mentir na AssembleiaVeja porquê.

Alerta também nas empresas públicas: o Público fez as contas e diz que os seus prejuízos aumentaram 23% no fim do ano- que só não levaram a uma escalada de endividamento devido a sucessivos aumentos de capital.

Os nossos especiais

Os lisboetas sonham, a câmara quer. E a obra, nasce?Lisboa foi pioneira na criação de um Orçamento Participativo,mas vários projetos venceram e ainda não saíram do papel, concluiu o João Pedro Pincha, depois de ir investigar tudo, caso a caso. A Câmara admite atrasos, os lisboetas e presidentes de junta pedem mais celeridade.

Jesus dos 6 milhões. O Euromilhões saiu aos leões? Sim, voltamos ao tema da semana, com uma pergunta: Será a contratação de Jorge Jesus um "mal mercantilista"? Os clubes nacionais estão a cair numa inflação difícil de controlar? Alguns especialistas acham que o Sporting está a entrar num jogo perigoso e nós fomos olhar para as contas do clube, à procura de dados que permitam uma resposta. Trabalho a seis mãos, do Edgar, Diogo e Ana.

E que tal começarmos a ler escritores a sério? Em menos de duas décadas José Cardoso Pires passou de escritor genial a escritor esquecido. Num país que se dá ao luxo de apagar os seus grandes espíritos, a Relógio D'Água avança com a sua reedição. A Joana Emídio Marques questiona como ele não está à venda num supermercado perto de si.
 
Planos para depois da reforma? Ser voluntário em África. Têm mais de 55 anos, estão reformados, mas têm demasiada vida e habilitações para pararem. Histórias de quem aproveita a velhice para fazer voluntariado em África, contadas pela nossa Sónia Simões.

Notícias surpreendentes
Quer apagar mensagens embaraçosas? Queremos ter aparelhos e ligações cada vez mais rápidos, mas às vezes queríamos ter mais uns segundinhos para corrigir uma asneirada. O Observador decidiu testar a última sugestão disponível na internet e concluiu que, a menos que já tenha muito treino na técnica, é quase impossível travar aquela mensagem de que nos vamos arrepender. Ora teste você mesmo.

Estas são as dúvidas de beleza mais procuradas no Google. Como fazer os dentes parecerem mais brancos? Como depilar as sobrancelhas? Quantas vezes lavar o cabelo? Se alguma vez googlou as suas dúvidas de beleza, não vá mais longe: tem aqui as respostas, pela mão da Helena Magalhães.

A pouco mais de uma semana do início de verão, muitos já fizeram as malas para as férias ou preparam-se para mais um fim de semana de praia ou piscina. Vai um mergulho? Claro que sim.Mas se acha que é bom nadador, talvez seja bom ver este texto. É que os especialistas garantem que andamos todos a nadar mal

Mas ainda é tempo de trabalho, não é? Ok, bem sei que hoje é segunda-feira, mas acredite que há quem tenha perspetivas bem piores: aqui estão, para o provar, os trabalhos mais extremos do mundo (e veja só o que eles ganham por isso). 

Como vê, é tudo uma questão de pôr as coisas em perspetiva. 
Assim lhe desejo um dia bom, produtivo, feliz. Nós aqui estaremos, no Observador, à distância de um clique, com um sorriso nos lábios para o receber de volta.

Quando quiser, 
até já!
 =======================

ANTÓNIO FONSECA

Etiquetas

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL - 25 DE ABRIL DE 2024

  COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE 25 DE ABRIL - 25 DE ABRIL DE 2024   Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto por ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue