sexta-feira, 29 de maio de 2015

OBSERVADOR - 360º - 29 DE MAIO DE 2015

360º - A teia de Blatter vai ceder?‏

360º - A teia de Blatter vai ceder?

Para: antoniofonseca40@sapo.pt

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 
Começou o dia mais longo da FIFAonde se vai votar o líder da organização, no meio da maior das tempestades. Com uma pergunta no ar: a teia de Joseph Blatter resistirá? Neste texto, o Tiago Palma explica-nos por que razão é esse o cenário mais provável - dando-nos uma ideia de como vão ser as votações de hoje. 
Ontem, o presidente da UEFA disse a Blatter que o seu tempo chegou ao fim, mas não conseguiu dissuadir o homem forte da FIFA a sair: "Não posso controlar toda a gente", disse o homem que está proibido de sair da Suíça.

A frase de Christine Lagarde voltou a assustar os mais confiantes num acordo com a Grécia: “A saída da Grécia (da zona euro) é uma possibilidade”“É muito improvável que encontremos uma solução global nos próximos dias”, reforçou a diretora do FMI, na entrevista ao Frankfurter Allegemeine Zeitung que é hoje publicada.

Aqui ao lado, em Espanha, o líder do Podemos, Pablo Iglésias, combinou duas reuniões com o PSOE, onde os dois partidos pretendem abrir uma nova fase na política espanhola. Os encontros servem para definir em que regiões os partidos se podem coligar, tirando o PP do poder. O estado da arte, região a região, está aqui bem explicado.
As eleições autonómicas foram, aliás, o tema do Conversas à 5ª, com o Jaime Gama e o Jaime Nogueira Pinto a concluírem que o nosso pa ís vizinho se tornou tão interessante quanto imprevisível.

A França deixou claro que bloqueará qualquer tentativa de David Cameron de reformar a União Europeia. Laurent Fabius, MNE francês, diz que o referendo será um "passo perigoso
Informação importanteO Governo nomeou Carl os Costa para mais cinco anos de mandato - e o PS não perdeu tempo para o criticar: António Costa mostrou-se "muito desagradado", pela opção e pelo facto de só ter sido avisado, e não consultado sobre a decisão.
Nesta fase, Carlos Costa prepara-se para fazer mudanças na sua equipa, diz o Económico.

O Expresso Diário fez uma síntese interessante dos desafios que o Governador tem pela frente. Sendo que um deles está be m espelhado numa notícia de ontem da TVI: o Montepio perdeu 200 milhões em depósitos num só mêscerca de 4% do total. Outro dos desafios é o Novo Banco, que viu ontem a comissão de trabalhadores queixar-se dos manifestantes autointitulados "lesados" do BES. E um outro, ainda, a investigação sobre a crise no GES - onde um documento do Banco de Portugal liga agora o BESI de Ricciardi à polémica venda do papel comercia l - notícia do Correio da Manhã.

Falando não de política, mas de políticas, confirmou-se aabertura do Governo face às reivindicações dos sindicatos da PSP, com a ministra Anabela Rodrigues disposta a ceder na idade de reforma e as 36 horas de trabalho.

No Ensino Superior, o Público pediu contas sobre as propinas do próximo ano, concluindo que vão ficar congeladas (ou mesmo reduzidas, no caso de quem cobrava o valor máximo).

Passando pela Segurança Social, foram finalmente con hecidos os dados de 2013 do setor, verificando-se que os fundos de pensões da banca custaram 500 milhões de euros ao Estado, quesó seis mil casados desempregados receberam o novo 'bónus' no subsídio e que o apoio do Estado a quem mal pode pagar gás e eletricidade só chegou a 16% do universo prometido.

No plano europeu, destaque para a proposta que Passos Coelho entregou em Bruxelas para reformar a zona euro, que aqui demos em primeira m&ati lde;o no Observador: o primeiro-ministro sugere que o FMI europeu seja prioritário, para evitar "uma fragmentação da zona euro". O texto tem um guia completo para as muitas ideias do plano.

Já na Justiça, é de novo o caso Sócrates que marca as primeiras páginas. O Sol diz que foram feitas buscas na casa de um ex-assessor do ex-primeiro-ministro (por ter ajudado a procurar negócios, que na verdade era a sua missão oficial); o Correio da Manhã acrescenta que há novas provas (mas não diz quais). O advogado João Araújo, que on tem celebrou com o PCTP/MRPP, reafirmou que Sócrates tem de ser libertado: “Isto é uma chuchadeira”, disse ele.
Tudo visto e revisto, o mais factual está no Público: Sócrates vai voltar a ser ouvido na próxima semana, esperando a defesa receber antes as novas provas "de natureza bancária" que estão com a acusação. Dia 9 é o dia d, onde serão conhecidas as novas medidas de coação.

Fecho com um l embrete: hoje é dia de assembleia-geral da PT SGPS, onde se vota a alteração do nome da sociedade para PHarol bem como os nomes dos novos administradores. O primeiro trimestre não foi brilhante: deu prejuízos de 43 milhões de euros.

Os nossos especiais

Deixe as emoções na cama e descubra quanto pode ganhar em piloto automático. A tentadora sugestão é do David Almas, que explica bem ao que vem: "Vá buscar os extratos antigos das contas bancárias. Encontre a calculadora. Os leitores pediram-nos provas: está na hora de descobrir que mais valia ter ficado sossegado com fundos de índice."

Isaltino na prisão - um best of do livro. A Sónia Simões esteve a ler a nova obra de Isaltino Morais (escrita, não de betão) e escolheu uma série de episódios imperdíveis para lhe contar- como aquele momento em que deu carne de porco a um muçulmano - dizendo-lhe que era vitela. Ontem, o ex-autarca foi à TVI deixar uma frase à medida de um best seller"O melhor que este país tem hoje são os presos".

Afinal, que trabalhadores têm de entregar o anexo da Segurança Social? A dúvida mais falada da semana, lançada há três dias pelo Observador, continua a suscitar questões dos nossos leitores - muitas mesmo. Daí que a Marlene Carriço se tenha deitado tarde e levantado cedo para deixar este explicador, com as respostas que é possível dar nesta altura. Cuidado: o anexo é obrigatório para 500 mil portugueses.

Notícias surpreendentes
Nem Rolando, nem Messio novo FIFA 2016 (o jogo para consolas e PC) terá apenas 12 equipas femininas. Porquê? Ora espreite.

Falando em surpresa: imagine a cara dos seguranças do Congresso do Brasil quando apanharam um deputado a ver pornografia no telemóvel e a mostrar a imagem a outros deputados, em pleno parlamento. A polémica espalhou-se pelas redes, chegou aos jornais. E João Rodrigues culpou o... What'sApp.

Vamos a testes? Primeira sugestão: descubra se tem "personalidade A" (pessoas ambiciosas, perfeccionistas mas muito stressadas, que preocupam os cardiologistas). E, depois disso, confira em que idade começamos a ser felizes em pleno - sempre dá para descansar a alma.

Também para descansar a alma, vale a pena passar os olhos peloguia para um fim de semana em cheio que a Sara Otto Coelho lhe preparou, também pela última ópera da temporada do São Carlos.
E, porque não, por esta volta ao mundo em dez fotografias - que vem da National Geographic e ainda dá direito a prémios.

É aqui que lhe desejo uma ótima sexta-feira e um fim de semana descansado. Não se esqueça, hoje há eleições na FIFA e final da Taça da Liga, no domingo há final da Taça de Portugal - onde contamos estrear os novos e liveblog do Observador.

Até já!

 

=================

ANTÓNIO FONSECA


HYPE SCIENCE - 29 DE MAIO DE 2015

O assassinato mais antigo da humanidade‏

O assassinato mais antigo da humanidade

 
 
12:27
 
 Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

O assassinato mais antigo da humanidade

Link to HypeScience

Posted: 28 May 2015 02:11 PM PDT
Uma ferida em um crânio de 430.000 anos de idade pode ser a evidência brutal do primeiro caso de assassinato no registro fóssil hominídeo Continua...
 
Posted: 28 May 2015 01:52 PM PDT
O que influencia mais nossas vidas? Genética ou ambiente? Continua...
 
Posted: 28 May 2015 01:38 PM PDT
A resistência mental pode ajudar você a ir mais longe e vencer desafios cada vez mais difíceis. Veja como desenvolver essa capacidade incrível Continua...
 
Posted: 28 May 2015 08:00 AM PDT
Enquanto terremotos e erupções vulcânicas arrasam diversos lugares do mundo, cientistas não param de trabalhar para tentar prever desastres naturais Continua...
 
Posted: 28 May 2015 07:03 AM PDT
A primeira de todas as cobras era muito parecida com as serpentes de hoje, mas com alguns detalhes intrigantes Continua...
 
Posted: 28 May 2015 06:35 AM PDT
Descoberta comprova que ancestrais humanos diferentes conviveram no mesmo espaço e tempo, entre 3 e 4 milhões de anos atrás Continua...
 

PRINCIPETITO BLOG - 29 DE MAIO DE 2015

PríncipeTito Blog‏

PríncipeTito Blog

 
 
29-05-2015
 
 Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

PríncipeTito Blog


Posted: 28 May 2015 03:30 PM PDT

Posted: 28 May 2015 12:30 PM PDT

Posted: 28 May 2015 08:00 AM PDT

Posted: 28 May 2015 03:00 AM PDT

Etiquetas

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA JÁ TEM PRESIDENTE - JOSÉ PEDRO AGUIAR BRANCO - 28 DE MARÇO DE 2024

  Assembleia da República 30 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota: ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue