sexta-feira, 27 de novembro de 2015

OBSERVADOR - 27 DE NOVEMBRO DE 2015


360º - As farpas da posse. 10 de Cavaco, 14 de Costa

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

Na Alemanha, foi detido um suspeito de ter vendido armas aos terroristas de Paris. As autoridades ainda não confirmaram a notícia do jornal Bild.

Hollande pediu em Moscovo uma “grande coligação” contra o ISIS. Putin concordou em cooperar - mas ao que conta o Guardian, com um aviso: a boa-vontade acabará se houver um novo problema com a Turquia. Já do Reino Unido, veio um sinal positivo - e um plano de ataque na Síria com muitas páginas.

Na Liga Europao Braga qualificou-se esta noite para os 16 avos de final da Liga Europa, ao vencer (2-1) o Slovan Liberec na "Pedreira". Enquanto o Sporting venceu em Moscovo,fugindo muito, mas muito mais que um milímetro aos planos de Jorge Jesus. Basta clicar que o Diogo Pombo explica-lhe porquê.
Novo Governo, dia 1
A ferver: confronto Costa-Cavaco desde o dia 1. Foi assim a tomada de posse na Ajuda. Com Cavaco Silva a dizer que tem quase todos os poderes intactos (ficando implícito que até o da demissão do Governo) e Costa a responder à letra (explicando que é ao Parlamento que presta contas, não ao PR). A síntese da posse está aqui, os discursos completos aqui e aqui - para registo histórico. 

Mas talvez valha a pena acrescentar esta leitura: As farpas da posse. 10 de Cavaco, 14 de Costa - para ajudar a ler nas entrelinhas, com a devida tradução. A leitura, claro, não responsabiliza os protagonistas. 

Retenha agora o aviso de Cavaco, que vai pairar para os próximos 4 meses ("Não abdicando de nenhum dos poderes que a Constituição atribui ao Presidente da República – e recordo que desses poderes só o de dissolução parlamentar se encontra cerceado"). Para perceber o que pode realmente fazer o PR, aqui está a lista dos seus poderes intactos.
Se preferir saber o que pode fazer o Governo socialista para os evitar, a melhor hipótese está no Económico de hoje: mandar o menor número possível de leis para Belém.

Do Palácio da Ajuda, há alguns registos fotográficos que nos vão ficar na memória. As expressões nos rostos, claro, mas também as canetas (de todas as cores) usadas para assinar no livro da posse. Adivinha a de António Costa?

Quem esteve atento aos detalhes foi o Miguel Santos, que nos descreve o que nenhum de nós conseguiu ver pelas televisões: "Houve de tudo: expectativa e confiança de um lado, rostos fechados do outro. Carros elétricos, selfies, vespas e adversários que chegaram juntos para a passagem de testemunho". Aqui está a reportagem nas trincheiras.

Enquanto uns assinavam e outros se despediam, na Assembleia confirmava-se um impasse entre os parceiros de governaçãoPCP e BE ainda não estão de acordo com o PS nas decisivas questões dos salários e sobretaxa do IRS. O jornal i desta manhã anota que os socialistas estão dispostos a negociar uma solução mais à medida das bancadas à esquerda. Veremos.

De Bruxelas, veio um pedido ao novo Governo"Mais reformas, sff". Mas também um pedido de reunião rápida ao novo ministro das Finanças. 

Falando nele: Costa não deu galões a Centeno. Isso enfraquece o ministro das Finanças? A Liliana Valente e a Helena Pereira falaram com alguns dos antecessores para chegar a respostas.

Para fechar este bloco, o trabalho que faz a nossa manchete esta manhã: Numa coisa estão todos de acordo. “Isto não dura um ano”. À esquerda e à direita, tudo preso por um fio. PSD e CDS, com Passos e Portas de volta ao Parlamento, vão apostar tudo nas fragilidades do acordo com o PCP. Quanto ao PS, acredita que coligação à direita não se aguenta mais que um ano.Texto da Liliana Valente e da Rita Dinis, para saber o ponto de partida.
 
Informação relevanteHoje proponho-lhe que vamos ponto a ponto.

TAP. As condições de venda já foram comunicadas ao regulador, que tem agora três meses para dar parecer final. É o tempo que o novo Governo tem para negociar com os compradores.

Novo Banco. O ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro foicontratado por 250 mil euros, por 12 meses - o mesmo que recebia no setor privado antes de ir para o Governo. O Banco de Portugal, ao que apurou o Observador, queria pagar-lhe mais. A notícia original é do Público.
Ainda sobre o Novo Banco: antes de fechar o plano de capital, oBanco de Portugal quer obter o conforto político do Governo de António Costa. A avaliação de Mário Centeno terá de ser feita até segunda-feira, diz o Negócios

Banca. Há três bancos portugueses com exposição de 75 milhões à empresa de renováveis espanhola Abengoa, que está em processo de falência.
E mais uma: o grupo que comprou o antigo BESI ao Novo Banco está a ser investigado pelo regulador chinês

PPP. Duas PPP rodoviárias estão em incumprimento com bancos, diz esta manhã o Negócios. São as do Douro Litoral e do Litoral Centro.

Angola. Uma notícia preocupante: o fornecimento de dólares ao país será descontinuado a partir de 2ª-feira. As consequências económicas são imprevisíveis.  

Justiça. Manuel Godinho foi condenado a dois anos e meio de prisão. Já soma 20 anos de cadeia, nas contas do JN.

Boa nova. Tire a senha em casa e controle à distância - acabou o pesadelo de ir à Loja do Cidadão, conclui a Renascença.

RefugiadosPortugal ofereceu-se a receber quase cinco mil. Mas só quiseram vir 50, diz esta manhã o DN. A burocracia pesa e as condições no norte da Europa são mais atrativas.

Solidariedade. Um lembrete: a campanha do Banco Alimentar é este fim de semana. E já dá para doar online.

Os nossos EspeciaisOs dias de Cunhal em Moscovo. Estamos a 3 de Janeiro de 1960 e Álvaro Cunhal acaba de protagonizar uma fuga espetacular de Peniche, ao fim de quase onze anos de cadeia. É aqui que começa o 4º volume da biografia do líder histórico dos comunistas, de José Pacheco Pereira, que em dezembro chega às livrarias. O Observador faz a pré-publicação de um excerto do 3º capítulo da obra - sobre o período que o líder do PCP passou em Moscovo.

Joel Greenblatt - uma carteira de ações convocada pela fórmula mágica. É a estratégia mais simples para investir bem que se pode encontrar entre os ensinamentos dos maiores gurus do mundo. O método de Joel Greenblatt resume-se a dois indicadores financeiros. O David Almas convida-o a conhecê-los, com retorno quase garantido.
Notícias surpreendentes
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS - 24 DE ABRIL DE 2024

  Parque natural 36 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Parque natural re...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue