quarta-feira, 12 de agosto de 2015

OBSERVADOR - 12 DE AGOSTO DE 2015

360º - O pedaço de América que tudo deu e tudo está a levar‏


360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

A União Europeia pôs pressão sobre as forças separatistas pró-russas da Ucrânia, condenando a "nova escalada da violência" como "uma violação do espírito e da letra dos acordos de paz de Minsk”. A missão de vigilância da OSCE registou também um “aumento significativo dos casos de violações do cessar-fogo no leste e no norte de Mariupol”, cidade estratégica para as forças governamentais. Kiev diz-se pronta a retaliar - e há analistas a dizer, no Financial Times de hoje, que a Rússia e a NATO se estão a preparar "para o pior".

O Banco Central da China desvalorizou o yuan face ao dólar em 1,62%, a segunda redução em dois dias. Ontem, o Edgar Caetano já tinha explicado aqui o que está a acontecer, porquê e para quê. Duas pistas: tem tudo a ver com o vimos na bolsa chinesa; e o FMI já veio mostrar-se satisfeito.

Há mesmo acordo em Atenas, faltando agora que o Parlamento grego aprove as dezenas de medidas prévias, antes do Eurogrupo poder dar luz verde ao plano traçado. Mas nem tudo é claro: o FMI diz que só entra em outubro, quando houver plano para rever a dívida do país; e a Alemanha continua cética face a um acordo tão rápido. Permanecem também muitas dúvidas quanto à capacidade de a Grécia cumprir as metas traçadas.

Uma lady na mesa, um hom em no escritório? A marca de canetas BiC está a ser dizimada nas redes sociais devido à campanha publicitária “pelas mulheres” que fez na África do Sul. O cartaz diz isto: "Look like a girl, act like a lady, think like a man, work like a boss". Esta noite a marca pediu desculpa pelo "mal-entendido".

Dois amigos picaram-se e nove golos apareceram. Três golos de livre, outros seis para ajudar à festa e um espanhol que voltou a decidir aos 115'. O Barcelona conquistou a sua terceira Supertaça Europeia deste século, mas só bateu o Sevilha com um 5-4 e após o prolongamento. A luta foi estoica, e foi também histórica - como pode ler na crónica do Diogo Pombo.

Noite fora, caiu a notícia da morte de Jorge Gonçalves, o ex-presidente do Sporting que ficou conhecido como o 'bigodes', o homem que ia tratar das unhas do leão - ou, para alguns sportinguistas, como o homem que quase levou o clube à falência e fugiu depois para Angola. Informação relevante, por cá

Oh so quiet é como está o país político. Como as notícias não são muitas, vou hoje dar-lhe apenas o essencial para se manter informado(a):

As empresas públicas registaram mais prejuízos nos primeiros três meses do ano, com perdas de 378 milhões de euros até março - um desvio de mais de 100% face ao previsto. A TAP e os hospitais estragaram a fotografia do trimestre. Mas as contas aos famosos swaps também não ajudam, por causa dos juros baixos.

Mais dados do relatório da Inspeção Geral de Finanças: Quatro entidades públicas gastaram quase 1,5 milhões de euros ilegalmente, entre remunerações, benefícios e regalias.
Há ainda uma auditoria ao regulador da aviação, que fala em dívidas das companhias aéreas de cobrança duvidosa, de outras que faliram e de cobranças anuladas indevidamente.

Esta manhã, os jornais dedicam-se ao aumento do crédito bancário às famílias, que regressou a níveis pré-troika - com os empr&e acute;stimos para a casa a dominarem a estatística, conforme sublinha o Negócios.

A marcar o dia de ontem esteve o valor fixado para a taxa moderadora de uma IVG: 7,5 euros.

Assim como dois problemas que voltam a cena: um no Theatro Circo de Braga, acusado de maquilhar as contas (via Expresso Diário); outro na Escola João de Deus, investigada pelo Ministério Público.

Há tam bém dois médicos acusados de morte por negligência. E ainda um caso de uma mãe que está a ser investigada pelo motivo mais triste do mundo.

Para provar que a política também nos pode dar motivos para sorrir, veja o que diz esta dissidente do novo partido de Marinho e Pinto sobre o mesmo partido que ajudou a fundar há parcos meses (vá, fica só uma lamiré: “é um restaurante que não tardará a fec har portas”).

Mais a sério, José Ribeiro e Castro escreveu aqui no Observador sobre o dia em que morreu o CDS. Pode ler aqui.

E Mário Centeno escreve no Económico para dizer que a coligação tem de aprender a contar.

Fecho com um motivo de orgulho: a nossa Força Aérea participou no salvamento de centenas de imigrantes perdidos no Mediterrâneo (o vídeo está aqui). E com uma notícia animadora: a produção de vinho nacional deve subir 8% este ano.
Os nossos Especiais
O pedaço de América que tudo deu e tudo está a levar. Durante 70 anos a Terceira viveu da Base das Lajes. Agora que os americanos estão a partir, sobram casas vazias, babysitters sem crianças para tomar conta e as memórias de quem teme que a ilha morra. Esta é a reportagem nos A& ccedil;ores - que se escreve com R grande -, pela mão do Diogo Pombo.

O que as pesquisas no Google dizem sobre os hábitos dos portugueses. É claro que já sabemos isto: o Google sabe muito sobre nós. Mas será que sabemos tudo? O Flávio Nunes atreveu-se a entrar em território desconhecido e foi perceber as palavras que mais pesquisamos e a que horas o fazemos. O resultado é um autoretrato de contornos, digamos, curiosos.
Notícias surpreendentes
Curioso, mas sobretudo útil, é esta lista de truques que mudam a forma como usamos o Facebook. O Edgar Caetano encontrou umas lista de 19, testou-a devidamente, reduziu as dicas de 19 a 7 (para ser mais produtivo), e deixou-a aqui para quem quiser seguir-lhe os passos.

É um truque conhecido de todos os pais, mas não tem um limite? Ou, perguntando de outra forma: Chupeta, sim - mas desde e até quando? Explico-me: a filha mais nova de David e Victoria Beckham, de quatro anos, foi fotografada de chucha na boca. Foi o suficiente para voarem críticas - e para o pai sair em sua defesa. Afinal quem tem razão? A Ana Cristina Marques descobriu uma pediatra e uma psicóloga que, mesmo em férias, res ponderam às dúvidas - que não são um exclusivo dos famosos.

Não são celebridades, mas caminham para lá: um pai e filho fotografaram-se juntos ‘na mesma foto’ ao longo de 30 anos, num daqueles álbuns de família que nos deixam a pensar sobre o tempo que passa. O Observador viu a fotogaleria a correr mundo e resolveu pedir os créditos para lhe mostrar também.

Serve para pais, para filhos, para avós, tios e primos. Falo-lhe do roteiro que o Tiago Pais nos fez, numa viagem da Comporta até à beira de Odeceixe. Ladies & gentleman, eis a Costa Alentejana em 20 paragens. A nossa missão, aqui no Observador, é dar-lhe mais ainda do que estas paragens: notícias, reportagens, análises, informação útil e, sim, também divertida. Hoje, como sempre, aqui estaremos à espera que regresse à nossa companhia - quando quiser, bastando um clique.

Tenha um dia feliz. É isso que conta.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
 
=================
 
ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS - 24 DE ABRIL DE 2024

  Parque natural 36 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Parque natural re...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue