sexta-feira, 31 de julho de 2015

OBSERVADOR - 360º - 31 DE JULHO DE 2015

360º - Um ano depois qual é o buraco do BES? ‏

Observador - David Dinis

09:46

 

Mostrar esta mensagem...

newsletters@observador.pt

De:
Observador - David Dinis (newsletters=observador.pt@mail197.atl61.mcsv.net) em nome de Observador - David Dinis (newsletters@observador.pt) Este remetente está na lista segura.

Enviada:
sexta-feira, 31 de Julho de 2015 09:46:49

Para:
antoniofonseca40@sapo.pt

360º

Por David Dinis, Diretor

Bom dia!

Enquanto dormia

O Comité Central do Syriza decidiu não votar o terceiro resgate, convocando um congresso extraordinário para setembro. Os planos foram definidos na quinta-feira, após uma reunião longa e tensa em que Alexis Tsipras garantiu que as cedências à troika são um “recuo tático”. Pelos seus opositores internos, Tsipras foi acusado de ter uma conduta “surreal e infantil” e de estar a desrespeitar todas as promessas eleitorais.
Cerca de 200 migrantes tentaram entrar nos locais da Eurotunnel, em Calais, no norte de França, na esperança de chegarem ao Reino Unido, sendo bloqueados pela polícia. A noite voltou a ser difícil, descrita pelo Telegraph como "febril" - numa reportagem que merece muito a pena ler.
Um incêndio provocado por quatro extremistas israelitas provocou a morte de um bebé palestiniano de 18 meses, na Cisjordânia. O Governo de Israel já condenou o ataque, que considerou "terrorista". Em Jerusalém, a noite não foi melhor: seis pessoas foram esfaqueadas durante uma Marcha do Orgulho Gay.
Em Espanha, o Governo anunciou uma subida de 1% dos salários no Estado, incluída no Orçamento do Estado para 2016 - algo que não acontecia desde 2010. O governo prevê um saldo orçamental positivo e uma economia a crescer 3%. As eleições vêm ao virar da esquina.

Informação relevante, por cá
A coligação lançou "bombas atómicas"? É o que pensa Mário Centeno, o homem que coordenou o programa económico do PS. Um exemplo, retirado da conversa que ele teve com a Helena Pereira ontem: "No caso do plafonamento da segurança social, podemos estar perante uma medida com um impacto de 2,3 mil milhões de euros a menos nos cofres da Segurança Social". "Onde estão as contas?" - pergunta ele.
Serve isto para dizer que já se discutem também as opções do PSD e CDS para as legislativas - e bem. O Público e o Económico fazem trabalhos comparando as propostas dos dois partidos, falando respetivamente de "duas formas diferentes de governar" e de "mais divergências que semelhanças" entre os dois.
No Económico, há artigo de Centeno, mas também de Jorge Bravo, colaborador do PSD (ainda sem links).
O DN aproveita a questão do plafonamento, que é o alvo do PS, para explicar que este pode ser viável se for aplicado a partir dos 2500 euros - citando os estudos já feitos. Aqui no Observador, já tínhamos recuado aos planos que Passos tinha antes de a crise financeira rebentar, que incluía usar dívida pública para o fazer em grande escala - o que a coligação já disse não ser a ideia agora.
Mas há mais política: ontem conhecemos as listas do PSD e CDS às legislativas: de um lado, vários membros do governo a entrar (sobretudo os mais fiéis passistas); noutro, algumas caras (mais ou menos) novas, mais um homem do futebol e um opositor interno.
Hoje vamos ficar a saber que debates haverá nas televisões. Para já, Paulo Portas parece estar in.
Sob forma de opinião, o Paulo Ferreira deixou aqui as razões pelas quais o Bloco Central parece longe; o Rui Ramos explica as razões de Cavaco Silva aos distraídos, ao passo que o João Marques de Almeida justifica porque Paulo Portas vai ser um elemento central da campanha. Eu, neste vídeo, tento explicar qual é a pergunta que vai ser feita aos portugueses nas legislativas. Mesmo que não consiga ler tudo já, serve de leitura de fim de semana.
Mudando de assunto, vale a pena referir a polémica (cheia de campanha pelo meio) dos novos números do desemprego: são 636,4 mil desempregados em junho, ficando a taxa de 12,4%, informou o INE. Atenção: a taxa de maio, antes estimada em 13,2%, foi revista em baixa para 12,4%. Com isso, temos agora o valor mais baixo desde julho de 2011, o que deu para o PSD celebrar e para o PS criticar (acusando uma manipulação de dados).
Falando em polémica, há outra sobre dívida oculta na Saúde - levantada pelo Tribunal de Contas.
E agora um alerta, vindo da CMVM: a retoma em Portugal em risco se a economia angolana tropeçar.
Na banca, a CGD apresentou ontem os resultados do semestre - com lucros -, revelando que mais de 1000 pessoas já aceitaram entrar no plano de rescisões amigáveis que faz parte da reestruturação interna. A tensão com Passos (lembra-se de ontem) não parece resolvida - o banco deixou claro que só pode devolver a ajuda estatal daqui a dois anos.
A EDP também apresentou contas, com menos lucros (mas altos). A Sonaecom está em sentido positivo.
Já que falamos de banca, fixe uma nova data: 7 de agosto - altura em que aparecem propostas revistas para a compra do Novo Banco (sobre este tema, veja mais abaixo que temos um Especial à medida da data).
Para breve pode estar também a decisão do regulador português sobre a compra da TAP. O Público diz hoje que a Comissão Europeia fez já um relatório, mas remete a decisão para a Autoridade Nacional de Avião Civil, agora com novo presidente nomeado pelo Governo.
Outra notícia do dia de ontem envolveu Duarte Lima, que vendeu um quadro para pagar ao BPN. Aqui e aqui percebe bem o caso, qual é o quadro e o... preço.
Na sociedade, alguma coisa vai mudar na investigação dos abusos sexuais de crianças: o Governo passou os casos para os tribunais, tentando assim acelerar processos - conta o DN.
E uma coisa está a mexer com a Igreja: a discussão lançada pelo Papa Francisco sobre a família dividiu a conferência Episcopal Portuguesa, segundo conta o Sol, com uma discussão acesa com direito a votação.
Os nossos Especiais

Um ano depois qual é a dimensão do buraco do BES? É a pergunta de milhares de milhões. Um ano depois dos piores resultados da história empresarial portuguesa, que levaram à primeira resolução bancária na Europa, não se conhecem as perdas do BES mau. A Ana Suspiro aproveita a data histórica para nos explicar o que falta saber: as contas, a venda do Novo Banco, a marca, o papel comercial, os processos judiciais - e o caso da PT.
O homem que quer fazer do Labour o Syriza britânico. Há quem veja em Jeremy Corbyn um Tsipras inglês. Outros dizem que pode destruir o Partido Trabalhista. É socialista e não tem medo de afirmá-lo. As sondagens colocam-no à beira da liderança do Labour. O João de Almeida Dias fez a revisão do currículo e falou com um par de especialistas na história do Labour e alguns potenciais votantes para percebermos melhor o fucarão Corbyn.
Manuais escolares. Seja rápido e poupe 10% da despesa. Muitos livreiros oferecem descontos de 10% sobre o preço de venda dos manuais escolares para quem encomendar até ao final de julho, o que pode representar mais de 50 euros de poupança por aluno. O David Almas sugere a melhor opção para os pais que precisem.
Siga estes guias por nove viagens na nossa terra. Foi um Conversas à Quinta muito especial, e um pouco mais longo do que o habitual. O José Manuel Fernandes e os nossos Jaimes (Gama e Nogueira Pinto) andaram pela nossa terra, descobrindo-a e revelando-a, mostrando as sua paixões, encantos e referências literárias. Manual de viagem para o agosto que entra, na despedida antes de férias.
Notícias surpreendentes
Uma viagem mais longa, através de 62 imagens históricas - mas pouco conhecidas. O Rare Historical Photos mostra fotografias que simbolizam conquistas do Homem, a evolução científica e os valores humanos. Outras retratam momentos de grandes guerras, as consequências dos conflitos e a morte. Vale a pena folhear o álbum - e reter algumas delas.
Mick Fanning fez uma viagem de regresso ao mar - mas apanhou novo susto. O surfista que sobreviveu ao ataque de um tubarão na África do Sul entrou nas ondas da Austrália, mas abandonou o mar à pressa, por ter visto a barbatana de um tubarão.
Do tubarão para Jorge Jesus. Chegou a ver o vídeo da RTP a promover a supertaça? Pois bem, a televisão pública chamou-lhe "ai, Jesus", ainda foi para o ar - mas acabou por ser retirado... depois de Sporting e Benfica terem (imagine só) protestado juntos contra a estação. A RTP diz que não saiu por pressão - mas o que realmente tem graça é ver o dito.
Assim fecho o nosso 360º - com uma polémica e um cheirinho de um derby que vem daqui a uma semana.
Chegámos assim à entrada de agosto. Se estiver a entrar de férias, fica o meu desejo de uns dias bons. Se estiver em trabalho, que tenha um fim de semana revitalizador.
Em qualquer caso, já sabe, terá a nossa companhia: basta um clique no smartphone ou no computador e terá à mão a informação mais importante, boa análise e algumas histórias que merecem ser contadas.

Até já!

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:

no Facebook no Twitter por e-mail

Leia as últimas

em observador.pt

Subscreva

as nossas Newsletters

Observador

©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

================

 

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

ALMODOVAR - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 17 DE ABRIL DE 2024

  Almodôvar 30 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros s...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue