terça-feira, 5 de novembro de 2013

E eu já venho dizendo isto há muito tempo....


Silva Lopes "Ninguém devia receber uma pensão superior a dois mil euros"
O antigo ministro das Finanças, Silva Lopes, afirmou ontem, na antena da TVI24, que “nas actuais circunstâncias do País”, nenhum português devia receber “uma pensão líquida” que exceda os “dois mil euros”. Além disso, referiu Silva Lopes, ninguém com “uma receita de mil euros” devia receber pensão de viuvez.
ECONOMIA
Ninguém devia receber uma pensão superior a dois mil euros
DR
No programa ‘Olhos nos Olhos’ da TVi24, o comentador habitual Medina Carreira convidou, esta segunda-feira, o antigo ministro das Finanças, Silva Lopes, que abordou alguns temas que têm marcado a actualidade informativa.

“Isto não é um problema de opinião política é um problema de facto. A gente não pode continuar com o sistema actual, não há dinheiro para isso”, justificou.
Particularmente em relação às pensões e aos cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014, Silva Lopes defendeu “que uma pensão líquida de dois mil euros, nas circunstâncias actuais do nosso País, não devia ser excedida”.
Além disso, Silva Lopes considerou ainda que um outro corte de 10% devia ser aplicado às pensões médias, acumulando com a tesourada no mesmo valor que o Governo prevê aplicar às reformas no próximo ano, de acordo com o Orçamento de Estado para 2014.
O ex-governante que aufere, actualmente, três pensões, entre as quais uma de sobrevivência, revelou na antena da TVI24 que “no total líquido” não recebe “mais de três mil euros por mês” mas que está “disposto a que esses três mil passem para dois mil”.
Já em relação às pensões de sobrevivência, disse não concordar com as mesmas, afirmando mesmo: “Nem eu, nem ninguém que tenha mais de mil euros de receita” devia recebê-la.
Opinião diferente manifestou em relação aos cortes dos salários dos funcionários públicos, considerando que “atingiram o limite”.


=====================

ANTÓNIO FONSECA

Ao manter a criança no carro sabia que ia ser apanhada" - 5 DE NOVEMBRO DE 2013




França "Ao manter a criança no carro sabia que ia ser apanhada"
Arrependida mas sem revelar os motivos que a levaram a fechar a filha durante dois anos na mala de um carro, Rose Marie Cruz falou pela primeira vez desde que o seu crime macabro foi descoberto. À televisão francesa TF1, a emigrante portuguesa alega que só soube que tinha uma criança dentro de si depois de ter dado à luz.
MUNDO
Ao manter a criança no carro sabia que ia ser apanhada
DR
“Mereço a punição e aceito-a”. Foi assim que Rose Marie Cruz, a mulher que barricou a filha dentro da mala do carro durante dois anos, confessou o crime e mostrou arrependimento. Em liberdade condicional enquanto aguarda julgamento, a mulher admitiu ter consciência dos riscos que corria.´
“Ao manter a criança no carro sabia que ia ser apanhada”, disse a emigrante portuguesa, mas sempre sem revelar os motivos que a levaram a cometer o crime. Para já, a única justificação conhecida foi apresentada pela sua advogada, que diz que a mulher apenas soube “que tinha uma criança dentro de si” no dia do parto.
Selena foi descoberta na semana passada e com dois anos apresenta grandes atrasos. A menina, que está internada num hospital, ainda não fala nem anda, mas os médicos admitem que tem “uma vontade de viver fantástica”.



-----------------------------

ANTÓNIO FONSECA

ONDE INVESTEM OS MINISTROS QUE TEMOS - 5 de Novembro de 2013







E isto são os Ministros actuais.

Falta saber o que têm e o que tiveram os Ministros anteriores, principalmente desde o 25 de Abril de 1974, incluindo os ex-Presidentes da República, como Mário Soares, Cavaco Silva, António Guterres, José Sócrates, Durão Barros, Pedro Santana Lopes, etc., etc., etc.

Será possível, virmos algum dia a saber, - pergunto eu - apenas por curiosidade...!!!


Governo Saiba o que têm e onde investem os ministros
O Diário Económico divulga, esta segunda-feira, um trabalho que mostra onde os actuais ministros do Governo de Passos investem os rendimentos. Se há governantes que apostam na Banca, outros há que não têm nada. De acordo com a análise do Diário Económico, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, é o que tem mais investimentos.
POLÍTICA
Saiba o que têm e onde investem os ministros
DR
Muitos portugueses investem os rendimentos e/ou poupanças em acções na Banca, em património imobiliário, mas outros há que não têm possibilidade para tal. O mesmo acontece no seio governativo, conta hoje o Diário Económico que apurou onde os actuais ministros do Governo de Passos investem os respectivos euros.
PUB
Começando pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho tem dois imóveis em Massamá (um T4 e um T2), e um veículo Opel Corsa. Além disso, contraiu e está a pagar dois empréstimos: um para habitação no valor de 225 mil euros no BCP, e outro, de 42 mil euros, na CGD.
Já o vice-primeiro-ministro Paulo Portas tem 100 mil euros no Santander e ainda contas no Millennium, CGD e Banco Popular.
Na Defesa encontramos José Pedro Aguiar-Branco, com depósitos à ordem, 100 mil euros em aplicações financeiras, e uma carteira de títulos num valor superior a 200 mil euros. Além disso tem várias contas espalhadas desde o BES, Barclays e BBVA, e imóveis em Guimarães, Porto e Braga.
A ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque que, recentemente, afirmou numa entrevista à SIC que não tem poupanças, não tem mesmo. No Tribunal Constitucional, revela o Diário Económico, consta o registo de uma moradia em São Pedro do Estoril e um empréstimo para construção, contraído na CGD, no valor de 440 mil euros a abater até 2047.
Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, tem uma série de aplicações financeiras no Millennium, Santander e BPI, entre elas, mais de 10 mil euros na PT, REN e EDP, salienta o Diário Económico.
Miguel Macedo que tutela a pasta da Administração Interna, tem a carteira de títulos limitada a 8.000 do Millennium BCP, dois BMW - série 3 e série 1 -, um Jaguar XF.
A ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz tem, segundo o Diário Económico, mais de 419 mil euros investidos em títulos e 129 mil em fundos de investimento tanto através do Millennium, como do Deutsche Bank, e ainda activos num valor superior a 286 mil euros.
Na Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, tem na CGD uma conta com 83 mil euros a prazo, uma carteira de activos financeiros no valor de 33 mil euros, uma moradia em Alcabideche, e quatro carros (dois Peugeot, um Kia e um Fiat).
O recente governante Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto e Desenvolvimento Regional, é o único com acções num clube de futebol (Sporting) e uma conta na Cassa Pisparmio Firenze no valor de 267 mil euros, revela o Diário Económico.
Na Economia, António Pires de Lima recebeu com a "alienação de todos os títulos de acções portuguesas" mais de 1,6 milhões de euros.
A ministra da Agricultura Assunção Cristas tem uma conta-poupança no BPI no valor de 35 mil euros, um PPR no valor de 4.010 euros, um crédito à habitação no valor de 80 mil euros para pagar até 2039, e outro no valor de 51 mil euros a vencer um ano antes.
Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, tem como maior fonte de rendimento as Nações Unidas. Segundo o Diário Económico, como director do pelouro da economia e alterações climáticas recebeu cerca de 32 mil euros.
Na pasta da Saúde, Paulo Macedo ganhou enquanto gestor, destaca o Diário Económico, mais de 816 mil euros no ano em que abandonou o sector privado, sendo o único que que ainda mantém certificados de aforro.
O ministro da Educação Nuno Crato entregou 150 mil dólares à Park Avenue Securities, mais de 44 mil dólares à Life Insurances Guardian USA e mais de seis mil no Bank of America, e outros 41 mil euros no italiano BNL.
Já o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, tem registada a sua Vespa de 125 cc, 610 acções do Santander, um empréstimo imobiliário de 64 mil euros no Totta, e um PPR de cerca de dez mil euros, conta o Diário Económico.


ANTÓNIO FONSECA

domingo, 3 de novembro de 2013

O “FISCO” EM PORTUGAL, VAI DAR AUTOMÓVEIS… - 3 de Novembro de 2013

Isto parece mais uma "peta" do 1º de Abril, antecipada para 1 de Janeiro.

Alguém acredita que o Fisco vai dar prémios a quem pedir facturas - (que têm de atingir um determinado valor, bastante elevado), para ser consideradas como candidatas ao "prémio"???

Eu sinceramente, não acredito, que seja assim tão fácil.

Mesmo que isso vá para a frente, não tenho dúvidas em que se houver premiados, serão apenas os "enteados", os "afilhados" ou até os "padrinhos", porque o "POVO" vai continuar a aguentar esta "bambochata".

MAS HÁ QUEM ACREDITE... INFELIZMENTE.

 

 

Vejamos: 

 

Lotaria Fisco vai dar carros todas as semanas a quem pedir factura

A partir de Janeiro, o Fisco vai sortear automóveis todas as semanas. A concurso apenas podem concorrer os portugueses que pedem factura, revela o Expresso na edição desta semana.

Economia

Fisco vai dar carros todas as semanas a quem pedir factura Fisco vai dar carros todas as semanas a quem pedir factura Fisco vai dar carros todas as semanas a quem pedir factura

DR

08:12 - 02 de Novembro de 2013 | Por Notícias Ao Minuto

Share on printShare on emailMore Sharing Services

Parece um dos muitos anúncios publicitários das televisões portuguesas, mas não. Desta vez não estão em jogo milhares de euros ou barras de ouro e não são os canais a suportar os prémios. Segundo o Expresso desta semana, o mais recente sorteio semanal pertence ao Fisco que promete, a partir de Janeiro de 2014, oferecer um carro a quem pedir facturas.

O sorteio é promovido pela Autoridade Tributária (AT) mas apenas é válido para as facturas que apresentem número de contribuinte (número de identificação fiscal –NIF) e sejam requeridas por consumidores finais, ou seja, as empresas (contribuintes colectivos) ficam de fora deste jogo.

Com esta ‘lotaria de facturas’ semanal, o Governo pretende combater a fuga aos impostos e incentivar os portugueses a declararem as suas compras.

De acordo com o semanário, são válidos os recibos fiscais de todo o tipo de bens e serviços, não se limitando apenas às facturas que se incluem em sectores que dão benefício fiscal em IRS, como é o caso da habitação, restaurantes, salões de beleza e reparação de veículos.

Embora ainda não seja certo, existe a possibilidade, escreve o Expresso, de o ministério de Maria Luís Albuquerque sortear mais do que uma viatura por semana, onde o primeiro prémio caberia a um veículo de gama superior aos restantes.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««

 

 

ANTÓNIO FONSECA

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Significado das palavras – apresentação em Power Point - 1 de Novembro de 2013

 

 

Recebi há pouco minutos, este Power Point, que me foi enviado por uma amiga muito especial (Karla) e que por acaso, é ainda minha familiar, pelo que resolvi publicá-lo neste blogue.

Gostaria que o apreciassem e dissessem algo sobre ele.

Obrigado.

 

ANTÓNIO FONSECA

 

 

 

Transferir Signicado deas palavras.pps (4,7 MB)

Post colocado em 1-11-13  -  18H00

HD Children playing the popes seat / Chair

http://www.youtube.com/v/WSFkheaaTIo?autohide=1&version=3&showinfo=1&autohide=1&autoplay=1&attribution_tag=eJEuWq9d-5asIl4FkHo_Pw&feature=share

http://youtu.be/WSFkheaaTIo

DIAS SANTOS DE GUARDA E FERIADOS NACIONAIS “CONFISCADOS” AO POVO PORTUGUÊS - 1 de Novembro de 2013

 

TODOS OS SANTOS  -  1 de NOVEMBRO

RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL EM 1640 – 1 de DEZEMBRO

CORPO DE DEUS – DIA SANTO 30 de MAIO

INSTAURAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA – 5 DE OUTUBRO

 

Meus Amigos:

 

Mais uma vez (e não me cansarei nunca), venho protestar veementemente pela “Confiscação” - “Cassação”, “Espoliação” ou “Roubo” que foi feito ao Povo Português com a cessação dos Feriados e Dias Santos, atrás apontados.

Pessoalmente (e profissionalmente também – dado que me encontro presentemente reformado –) a verdade é que o facto de tirar feriados ou Dias Santos do Calendário, não me faz grande diferença, pois pode-se dizer – sem errar muito – que para mim todos os dias do ano podem ser feriados ou não, principalmente desde Março de 2002, data em que me aposentei.

Também é um facto que reconheço que talvez haja demasiados feriados nacionais, ou feriados SEM RAZÃO DE SER, mas há países que têm muito mais feriados embora também existam outros em que há menos, e não é por isso que nesses países possam ter ou não ter melhores trabalhadores e mais produtividade do que outros. Toda a gente o sabe.

Aliás em Portugal, antes do 25 de Abril de 1974 haviam praticamente os mesmos feriados – talvez menos até – mas também se respeitavam os Domingos e até os Sábados, em que se trabalhava apenas meio dia, pois existia a célebre semana inglesa, e isso não fez mal a ninguém, antes pelo contrário.

Porém, os tempos mudam e hoje já não se respeitam os Domingos, nem Dias Santos de Guarda (… o que já vêm de longe) e tampouco os Feriados Nacionais (… A SÉRIO…). é uma “rebaldaria” e está tudo dito.

O facto de eu me mostrar “revoltado” com esta quebra de feriados, tem a ver apenas com o seguinte: que, aliás já expus aqui diversas vezes nas referidas datas. É que a “troika” – solicitada primeiro pelo Partido Socialista que governou o País até 2011, acompanhado pelo Partido Social Democrata e pelo Centro Democrático Social, para emprestar o dinheiro que lhe foi pedido, entendeu colocar várias condições para conceder esse empréstimo

(aproveito para abrir aqui um parênteses, para dizer o seguinte:

Quem empresta dinheiro, só tem que exigir ao devedor o cumprimento dos pagamentos durante um determinado período, em prestações, ou por inteiro, o que é lógico, quanto a mim;

mas acho que não tem de lhe ser dado o direito de se imiscuir nos processos que o devedor entenda levar a efeito para poder pagar essa dívida, portanto é IMORAL, ILÓGICO e não tem pés nem cabeça, que a troika imponha a sua presença no País durante diversas vezes e que imponha também os seus pareceres quanto ao modo que o Governo encontrar para resolver o problema.

Será que estou errado? )

É que me causa muita impressão, para não dizer Nojo ou Asco, que o credor queira mandar o devedor a fazer as coisas como ele quer. O que lhe deveria interessar apenas era aguardar pelos prazos contratados para serem pagas as prestações em dívida e MAIS NADA.

Pelo menos, eu quando empresto algo a alguém, não lhe vou dizer como é que deve fazer as coisas para arranjar o dinheiro para me pagar nos prazos devidos. O devedor é que deve encontrar a melhor maneira para o fazer. E se por acaso não o cumprir, então aí sim, deve solicitar a ajuda que necessitar.

Bem, fechemos o parênteses e vamos ao que interessa:

Como ia dizendo, não concordo com a exclusão dos feriados citados, porque no que se refere aos Dias Santos: Corpo de Deus e Todos os Santos e aos Feriados 5 de Outubro e 1º de Dezembro, encontro os seguintes óbices:

Vejamos:

CORPO DE DEUS 

Significa Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo e foi designada há muitos anos pelo Vaticano que deveria realizar-se em todo o Mundo Católico na 1ª quinta-feira a seguir ao Domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez se segue ao Domingo de Pentecostes.

Trata-se por isso e não só, duma data muito importante para a Religião Católica e nunca ninguém teve a ousadia de acabar com ela, desde que foi implantada, mas este ano (2013), que deveria ter sido no dia 30 de Maio (Quinta-feira) foi passada para Domingo, 2 de Junho, com o beneplácito  da CEP que a solicitação do Governo, acedeu a que esta celebração durante 5 anos, seria efectuada ao Domingo.

Se quiserem poderão ver o que escrevi neste blogue SÃO PAULO (e Vidas de Santos) na edição de 30 de Maio.

TODOS OS SANTOS

Em referência a esta Festa transcrevo o que escrevi  aqui o ano passado (2012):

Creio que o dia de 1 de Novembro em todo o Universo Católico, está definido desde o século IX, pelo Papa Gregório IV como Comemoração do Dia de TODOS OS SANTOS, e é uma das maiores solenidades da Igreja Católica e como tal é considerado DIA SANTO DE GUARDA.

Aliás, como também está descrito na página 1 deste blogue, através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt,

«(…) No Ocidente, começou também a celebrar-se a festa de todos os mártires, de todos os apóstolos e de todos os Anjos. No princípio do século VII, em Roma, purificou Bonifácio IV o Panteão do Campo de Marte e dedicou-o à Santíssima Virgem e a todos os mártires. A 13 de Maio o aniversário de tal dedicação constituiu a primeira festa dos Santos em geral. No século VIII, Gregório III erigiu na Basílica de S. Pedro uma Capela ao Divino Salvador, à Sua Mãe Santíssima, aos Apóstolos e a todos os Mártires e Confessores. O objecto da festa dos Santos ia-se cada vez ampliando mais. Compôs-se um ofício próprio e por volta do ano 737 inseriu-se no Cânone da Missa uma comemoração de Todos os Santos. A festa deles fixou-a definitiva,ente no 1º de Novembro, o Papa Gregório IV, no século IX. Por fim, o papa Sisto IV elevou-a a uma das maiores solenidades, com Oitava. Solenidade ainda é agora.

Vamos ao resto:

5 DE OUTUBRO – INSTAURAÇÃO DA REPÚBLICA

É o único dia que eu acho muito bem que tenham acabado com ele. Primeiro porque todos os que o fizeram foram “insurrectos” e nenhum deles está vivo hoje, passados 103 anos. Foi uma “revoluçãonão pacífica e se o país já não estava muito bem (segundo as crónicas) a partir daí não ficou melhor; antes pelo contrário;

Originaram a morte de um rei e de um príncipe às mãos de “bandidos assassinos” como todos sabem; o povo, em nome de quem se fez a “revolução” não ganhou nada com isso. Se estava pobre, pobre continuou ou mais pobre ainda:

Seguiram-se perseguições religiosas, principalmente sobre a Igreja Católica, roubando tudo o que lhe pertencia, conventos, igrejas, escolas, etc.,;

os padres e os leigos ligados ao Catolicismo, tiveram que fugir para não ser presos ou assassinados (a propósito disto há ainda algumas pessoas que viveram nos anos subsequentes que o podem atestar, como é sabido).

Até 1932 (mais de vinte anos) o país entrou num colapso de problemas, que demonstrou que os vencedores e os que se lhe seguiram, não eram melhores do que a monarquia. E foi devido a essas coisas todas que resolveram que o 5 de Outubro deveria ser Feriado Nacional com direito a honras presidenciais, todos os anos, principalmente até completar 100 anos.

Se este dia fosse dedicado a ser Feriado Nacional, para comemorar a FUNDAÇÃO DE PORTUGAL em 5 de Outubro de 1143, então aí sim acho que não deveria acabar de modo nenhum. Porém, como não é essa a data que se comemora, ESTOUI COMPLETAMENTE DE ACORDO com o seu fim.

 

1 de DEZEMBRO – RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

 

Quanto a este dia estou em DESACORDO COMPLETO, porque em 1640, (há 373 anos) também houve “insurrectos”  mas em vez de ser contra Portugal, foi contra Espanha (ou Castela) que se tinha apoderado durante 60 anos do nosso País, que momentaneamente tinha ficado órfão da monarquia e sem ninguém o poder guiar e os espanhóis resolveram anexar Portugal.

No entanto um punhado de portugueses à frente dos quais estava o Mestre de Avis, que depois foi D. João II, resolveram sublevar-se, mataram o Conde Andeiro que era amante de D. Leonor e posteriormente com a ajuda de D. Nuno Álvares Pereira (hoje São Nuno de Portugal) fizeram guerra a Espanha, em Atoleiros, Aljubarrota, etc., libertando Portugal que voltou a ser uma Nação Independente que foi formada por D. Afonso Henriques em 5 de Outubro de 1143, conforme assinalei no Capítulo anterior.

Há ainda uma coisa que queria referir e já me ia esquecendo:

É que, por coincidência, e se calhar, por azar, - a queda destes feriados a partir deste ano, calharam – VEJAM A IRONIA…CORPO DE DEUS que foi Quinta-feira, houve imensa gente que aproveitou para fazer “ponte” ou até estavam de férias… 5 DE OUTUBRO – foi num Domingo… 1 de NOVEMBRO – calha numa sexta-feira, em que muita gente vai fazer também “ponte” – e 1 de DEZEMBRO calha num Domingo.

Eu se fosse Governo, ou quem teve a ideia de acabar com os feriados diria apenas:

Para que raio é que nos metemos nisto?

Para terminar, pois isto já está muito longo, gostava de fazer uma pergunta-desafio:

QUAL FOI A SUBIDA DE PRODUTIVIDADE QUE O PAÍS TEVE COM A SUBTRAÇÃO DESTES FERIADOS?

SERÁ POSSÍVEL QUANTIFICAR?

ISTO RESOLVEU O PROBLEMA DA DÍVIDA EM PORTUGAL?

 

Bom Dia Santo (ou Feriado)que não é uma coisa nem outra, segundo os inteligentes deste País - e desculpem, qualquer coisinha…

************************************

 

Post a colocar em 1-11-13  -  10,05 horas

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Etiquetas

DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS - 24 DE ABRIL DE 2024

  Parque natural 36 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Parque natural re...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue