sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 2013 - COMENTÁRIO - 13 DE SETEMBRO DE 2013

Meus Amigos:

Antes de entrar no tema assinalado no título, peço desculpa pelo silêncio que tenho mantido nesta página desde há longo tempo (nomeadamente desde 18 de Julho último), causado por problemas técnicos que me surgiram no computador que felizmente - segundo parece - já devem ter sido afastados pelos menos para os próximos tempos, graças a Deus e também graças à ajuda de um familiar que conseguiu desbloquear o sistema e colocar a trabalhar novamente o meu computador, embora ainda não a 100 por cento (o que seria impossível, já que o tenho desde 2006 e desde então, como se sabe, muito se tem modificado a informática) e por isso restam muito poucos exemplares que utilizem, por exemplo o Windows 97 ou o 98... 

Agora é só Ipad's, Ipod's, tablet's, etc., com Surface, Windows 8 e por aí adiante e o resto está ficando obsoleto. Mesmo assim ainda consigo utilizar o XP (que vai acabar dentro em breve) - se já não acabou!!! -.

Bem, apesar disso, e desde princípios de Agosto, tenho vindo paulatinamente a tentar recuperar a edição do meu blogue SÃO PAULO (e Vidas de Santos) com a publicação dos temas que ali vou debitando, como SANTOS DE CADA DIA, ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS, O ANTIGO TESTAMENTO, IN MEMORIAM, A RELIGIÃO DE JESUS, SALMOS e outros não diários e só muito esporadicamente (salvo erro, por 3 ou 4 vezes...) é que consegui colocar aqui no VAMOS LÁ SABER COMO É... alguns pequenos textos.
Julgo, porém, que a partir de hoje, poderei vir a retomar com mais assiduidade, a edição desta página, com vários temas que se me deparem no dia a dia.

Para hoje, queria só dar uma novidade, que acho muito esquisita, e que é o seguinte;

Como se sabe, no próximo dia 29 realizar-se-ão as Eleições Autárquicas, e conforme ordens dimanadas da Troika - dizem uns - ou do Governo - dizem outros - foi decidido acabar com uma série de freguesias e até algumas Câmaras, pois segundo parece, a existência da maior parte delas não se justifica, - estejam elas situadas nas grandes cidades ou no mais profundo lugarejo do país, em que existe apenas uma, duas, dez ou cem pessoas - e que fazem gastar muito dinheiro aos cofres da Nação. 

Em parte, concordo que não é necessário realmente existirem tantas freguesias; quanto aos municípios aí já não estarei tanto de acordo, mas enfim, se acham que isso resolve o problema!!!

Além disso, uma tal Revolução Branca composta por pessoas que não conheço (e a maior parte do país também não conhece - tenho a certeza) resolveu ir buscar uma lei feita há alguns anos (mal feita...) em que se diz que os Presidentes de Câmara, que exercem essa actividade, (há mais de 12 anos), ou seja, que foram eleitos por maioria por 3 legislaturas de 4 anos cada, sejam  impedidos de concorrer novamente a essas Câmaras.

Ora acontece, que há muitos Presidentes que estão nas Câmaras há mais de 12 anos e muitos também desde as primeiras eleições. 

Veja-se Vila do Conde, Braga, Évora, etc., etc. Todos ou quase todos foram eleitos por maiorias simples ou absolutas, pelos eleitores residentes nessas localidades. 

Ora: Das duas, uma, ou foram eleitos porque apresentaram trabalho e as pessoas gostam deles, ou então, não apresentaram trabalho e as pessoas gostam deles na mesma, demonstrando com isso que são masoquistas (o que não me parece que seja o caso).

No entanto, e apesar de tudo, eu pessoalmente concordo com essa limitação. 

Mas, há sempre um MAS... essa lei não diz que não se possam candidatar a outros locais, PENSO EU DE QUE...

E vai daí, alguns autarcas decidiram voltar-se para outros locais a tentar a sua sorte para presidir a outras Câmaras, o que me parece lícito. 

Por exemplo, o de Sintra decidiu tentar ir para Lisboa, o de Vila Nova de Gaia, decidiu vir para o Porto, etc., etc., 

Acontece que estes candidatos não são do PS. São sim do PSD, e do PC ou CDU. 

Portanto há que atacá-los. 

Fazem-se queixas fundamentadas - não sei em quê - mas de certeza que não foi por boa coisa, e os tribunais resolvem aceitar essas queixas e impedir essas candidaturas. 

Os atingidos, recorrem ao Tribunal Constitucional e este dá-lhes razão e permitem que eles se candidatem, o que é aceite - a contragosto, se calhar - por muita gente. 

O Bloco de Esquerda e a Revolução Branca respingam e tentam novas armadilhas, mas não adianta nada, porque o Tribunal Constitucional decide cumprir a lei.

E agora? O que vão fazer os que estão contra

Não sei, nem me interessa.  

Se calhar ainda vão levar o assunto para o Tribunal Internacional de Haia!!!

*********************

Ontem, dia 12 de Setembro, fui ao Gabinete dos Munícipes da Câmara Municipal do Porto (onde nunca entrei, desde que ali está instalado...), por curiosidade. 

No hall de entrada estavam expostos vários Editais sobre as Eleições Autárquicas e entretive-me a ler alguns deles: nomeadamente os das novas freguesias (ou agrupamentos de freguesias). 

Um deles por exemplo, inclui Cedofeita, Santo Ildefonso, Vitória, Sé, Miragaia, São Nicolau, e outro inclui Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro. Felizmente ainda ficam algumas fora dos agrupamentos... Ramalde, Paranhos, etc.

Em todas elas reparei que estavam assinalados os vários Partidos e candidaturas independentes. 

Porém, qual não é o meu espanto, quando deparei com o Edital sobre as Candidaturas aceites em definitivo para concorrerem à Câmara Municipal do Porto, com data de 9 de Setembro de 2013, na qual constam o BE, CDU, PS, RUI MOREIRA, NUNO CARDOSO e PARTIDO TRABALHISTA (ainda existe?). 

Quanto à lista de PORTOFORTE, de Luís Filipe Meneses, nicles, népia, nada... Incrédulo, li mais 2 vezes e não consegui encontrar esta última lista.

Na Avenida dos Aliados, na Sede de campanha de PORTOFORTE, fui dar essa informação e ficaram admirados, agradeceram e foi-me dito que iam tomar providências.

Chegado a casa, fui ao site de PORTOFORTE e fiz a participação deste facto, por escrito.

*********************

Resumindo: 

Continua a "chachada". 

Como não puderam fazer vergar o Tribunal Constitucional, agora recorrem à omissão da candidatura no Edital sobre as Candidaturas aceites em DEFINITIVO, duma das Candidaturas.

Isto vai muito bem, vai, vai....



»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
««««««««««««««««««««««


Os meus cumprimentos

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA JÁ TEM PRESIDENTE - JOSÉ PEDRO AGUIAR BRANCO - 28 DE MARÇO DE 2024

  Assembleia da República 30 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota: ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue